Será que suplementação é tão simples assim?

0

Eae Galera, beleza? Faz um tempinho que não apareço por aqui pois graças a Deus meus últimos dias foram bastante corridos. Agora estou voltando à ativa aqui no blog e nas redes sociais. Começo então trazendo um post do Professor Dr. Paulo Gentil,  uma postagem no qual me chamou muita atenção sobre suplementação,  estou compartilhando esse conteúdo para dar um alerta  para geral. Para muitos e só comprar um WHEY e tomar pós treino e está tudo  beleza, mas acreditem, não é tão simples assim. Veja por que:

Suplementos – você sabe pra quê?

Muita gente usa suplemento sem saber os seus efeitos reais. Um estudo do Journal of the International Society of Sports Nutrition entrevistou mais de 800 corredores de rua brasileiros e verificou que 28,33% usavam suplementos com o objetivo de melhorar a performance e dar energia para as atividades. Agora, o engraçado é que os suplementos mais usados para esses fins eram os carboidratos, seguidos de vitaminas e proteínas, substâncias que poderiam ser obtidas facilmente por meio da alimentação e, portanto, não precisariam ser suplementadas. Só que os usuários acreditavam que eles teriam algum efeito especial, e apenas 11% sabia que elas serviriam apenas para fornecer nutrientes em caso de deficiência na alimentação!

Peguemos o exemplo dos carboidratos. Eles são obtidos pela alimentação, de maneira barata, prática, saudável e saborosa, como no caso das frutas e legumes, que ainda fornecem vitaminas, minerais e fibras. Troca-los por alimentos artificiais pode ser prejudicial, tanto que a baixa ingestão deles é uma das principais causas de problemas de saúde na população em geral. Pior ainda quando as substituições são feitas por carboidratos como dextrose e maltodextrina, de baixo valor nutritivo e que ainda promovem o acúmulo de gordura por subir os níveis de insulina. Isso foi mostrado em outro estudo com corredores, em que a suplementação com malto levou ao ganho de 1,9kg, sendo que 95% desse peso era gordura!!

Esses estudos mostram que muitas pessoas tomam suplementos baseados em conceitos errados. E isso se deve ao fato de buscarem informações nas redes sociais, propagandas da internet ou, pior, com o vendedor de suplementos. Aí acabam gastando seu dinheiro, arriscando sua saúde e prejudicando seus resultados. Vamos acordar! Com um pouco de organização e informação, você verá que não precisa de nada dessas frescuras e que bom meso é comer comida!

 

Então galera, usemos a dieta ao nosso favor, o resultado será muito melhor. Essa é minha dica de hoje. Agora, bora treinar! ;D

Compartilhe saúde: